Post de função

Olá, pessoal. Esse post vai ser excepcionalmente publicado pois consegui uma demonstração envolvendo as chamadas expressões prateadas. Vamos começar:

Sendo a função





com n pertencente aos inteiros.Vamos provar que, para n diferente de 0, a função nos gerará sempre um número irracional.

Primeiro começamos analisando que, para a expressão ser inteira ou racional, então a raiz quadrada tem de ser um inteiro. Vemos que




pode ser arranjado para números (n,q) inteiros por meio de ternos pitagóricos.

Para achar o valor de n, achamos primeiro os valores de (l,m), quais 2 = 2lm e n = l² - m². Temos





E, como l e m são parâmetros inteiros, temos que




Substituindo na formula n = l² - m², há


Ou seja, o único valor que faz com que a função seja inteira é n = 0, então a função, para n>0, tem valores de saída irracionais, CQD

Comentários

  1. Olá João Pedro, vejo que o seu blog está bem organizado e tem assuntos interessantes, tais como este resultado que você provou. Podemos sim fazer a parceria entre os blogs, mas gostaria que fosse dois tipos de parcerias: A link e a banner. A link (veja no meu blog) é uma lista de blogs interessantes, pois desta forma quando você publicar algo novo muitos leitores verão no meu blog e irá direcionar para o seu e vice-versa. Adicione o meu banner e o link e me avisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode comentar! A equipe do blog encoraja todos a comentar.

Porém, lembre-se que comentários que desrespeitem as regras abaixo serão excluídos:

-É proibido ofender qualquer pessoa ou grupo em seu comentário.
-Os comentários deverão ser minimamente relacionados com o tópico. Lembrem-se, estamos falando de um blog de matemática!
-Proibido flood.
-Proibido palavras de baixo calão.
-Proibido colocar qualquer tipo de conteúdo improprio para menores de 18 anos (há menores de idade que acessam o blog).

A equipe do blog agradece seu comentário, e tenha certeza que será muito enriquecedor. Tentaremos respondê-los o quanto antes possível.