Blog Paralelo de um dos Autores

Olá, pessoal. Aqui é o João Pedro, e, como andamos meio parados em termos de atividades, decidi vir aqui postar sobre meu projeto paralelo recém-inaugurado, o blog do MathLinks, onde me dedicarei exclusivamente a resolver problemas de olimpíada, sem muito apego à formalidade da produção de textos para este blog. 

Não que eu não goste de escrever para o A Matemática Pura - pelo contrário, eu adoro, se pudesse, o faria todos os dias. O problema é que se torna extremamente trabalhoso desenvolver teoria em diversos ramos da matemática, especialmente da matemática olímpica. Resolver problemas, além de ser muito mais divertido, é mais natural de se postar, pois, sempre que conseguimos uma solução suficientemente boa para algum problema, queremos expô-la. 

Então, dito isto, vamos ao que interessa: 

1 - O MathLinks é um site internacional de discussão de problemas, não só olímpicos. Lá, pode-se encontrar problemas básicos de matemática, problemas olímpicos, problemas de matemática superior e outras coisas que até Erdös duvida. Particularmente, eu frequento mais a parte de olimpíadas/cálculo e análise. É onde eu consigo acompanhar mais os assuntos, porém, se cada um de vocês quiser, pode se cadastrar no MathLinks e vasculhar toda essa ferramenta maravilhosa: http://artofproblemsolving.com/

(O perfil do autor é jowramos) 

2 - Os blogs do MathLinks são sites personalizados pelos quais podemos expor, de forma rápida e prática, sem ter de apelar para programas transformadores de fórmulas em TeX, as nossas principais ideias e problemas interessantes. Qualquer usuário com pelo menos 50 mensagens pode ter um blog, e o blog pode tratar de diversas coisas - particularmente, já vi blogs falando sobre assuntos desde Topologia Geral até Transformações Projetivas em Geometria euclidiana. Enfim, há de tudo um pouco, para todos os gostos. Em particular, o blog do autor se encontra no link a seguir: http://www.artofproblemsolving.com/Forum/blog.php?u=157383&start=1

Enfim, pessoal, não estranhem se a próxima postagem teórica demorar; Não estou tendo tempo, justamente por causa dos cursos de verão no IMPA e dos estudos para o time que vai nos representar na IMO ano que vem. Entretanto, postarei quando e o que puder, e sempre que tiver material bom e razoavelmente bem escrito. 

Até mais! 

Comentários